blog-brinquedos-didaticos-Quando os bebês podem começar a beber água

A água é um componente importante do corpo. Cada célula do corpo depende da água para o bom funcionamento. Os pais, portanto, esperam poder começar o bebê desde cedo, aprendendo o hábito saudável de beber água.

Mas quando os bebês podem beber água? Antes de dar água ao seu bebê, leia estas dicas úteis sobre quando e como você pode introduzir água nos bebês.

Quando os bebês podem beber água?

Especialistas acreditam que não é uma boa ideia dar água aos bebês até os seis meses de idade. Os bebês geralmente recebem hidratação suficiente do leite materno ou de sua fórmula, mesmo quando o tempo está quente. Isso ocorre porque muita água pode fazer com que a barriga do bebê fique cheia, o que pode reduzir o desejo de se alimentar e interferir na absorção de nutrientes do leite. Pequenos goles de água podem não machucar o bebê, mas é aconselhável consultar o médico antes de dar água a ele antes dos seis meses de idade.

A linha do tempo abaixo mostrará especificamente quando os bebês podem beber água:

1. Desde o nascimento – 3 meses

Os recém-nascidos não devem receber água. Com uma barriga pequena, o bebê recém-nascido não deve receber uma garrafa de água, que encherá a barriga e substituirá o leite. Além disso, muita água irá perturbar o equilíbrio normal de eletrólitos em seus corpos e pode afetar a função cerebral e cardíaca.

2. De 4-6 meses

Embora dar água a bebês dessa idade não seja perigoso, não é necessário. Pesquisas mostram que bebês amamentados não precisam de água adicional, mesmo em locais tropicais, quando as temperaturas podem subir acima de 100 ° F diariamente. Os bebês que se alimentam de leite em pó podem receber água (cerca de uma onça ou até duas) durante o tempo quente, mas é melhor pedir orientação ao seu pediatra. A água nunca deve substituir o leite materno e a fórmula não deve ser diluída com água adicional.

3. Cerca de 5-7 meses

Bebês dessa idade são capazes de segurar objetos e podem aprender a beber líquidos de um copo. Dê ao seu bebê um copo com canudinho que não tem válvula, para que ele possa chupar facilmente. Escolha um que possa conter entre 15 a 30 gramas de líquido e encha-o até o topo, para que seu bebê não precise inclinar a cabeça para cima ao beber. Um copo grande cheio de água pode ser muito pesado para um bebê pequeno usar.

O que você precisa saber:

Por que não é seguro dar água a bebês com 6 meses ou menos

Dar muita água a um bebê com menos de 6 meses de idade pode interferir na capacidade do corpo de absorver os nutrientes no leite materno ou na fórmula. Também pode fazer com que a barriga fique cheia, o que restringe seu desejo de se alimentar.

Em casos raros, um bebê que bebe muita água pode desenvolver uma condição conhecida como intoxicação por água, que pode causar convulsões e até coma. A intoxicação por água ocorre quando muita água dilui a concentração de sódio no corpo, perturbando o equilíbrio eletrolítico e causando o inchaço dos tecidos.

Tudo bem diluir a fórmula com água?

Não tente esticar a fórmula diluindo-a em água – siga cuidadosamente as instruções da embalagem para fazer a fórmula e use a quantidade recomendada de água . A adição de muita água à fórmula do seu bebê não apenas corre o risco de intoxicação por água, como também significa que ele está ingerindo menos nutrientes do que precisa.

O que fazer se o seu bebê ficar desidratado

Em alguns casos – se o seu bebê tiver gripe estomacal (gastroenterite), por exemplo – o médico poderá aconselhá-lo a tomar uma bebida eletrolítica como Pedialyte para ajudar a prevenir a desidratação .