Você tem marcas de arranhões na pele toda vez que segura ou brinca com seu bebê? Se sim, você precisa cortar as unhas do seu bebê. Embora minúsculas, as unhas dos bebês crescem à medida que envelhecem e devem ser cortadas para evitar que o bebê se coça acidentalmente.
A tarefa pode ser simples, mas quando é hora de cortar, pode ser estressante. Então, como você pode cortar as unhas do seu bebê com segurança.
Assim como os adultos, até as unhas de um bebê crescem muito. De fato, as unhas de um bebê recém-nascido crescem surpreendentemente rápido. Portanto, para manter as unhas do bebê limpas e impedir que o bebê se machuque ou a outras pessoas com unhas compridas, você precisa cortar as unhas regularmente.
Qual é a melhor hora para cortar as unhas do bebê?
O melhor momento para cortar as unhas de um bebê é quando ele está dormindo ou distraído com uma mamada. As unhas de um bebê são geralmente macias, para que você possa cortá-las a qualquer momento, mas elas são mais macias logo após o banho.
Você precisará dos seguintes itens para se preparar:
1. Cortador de unhas ou tesoura para bebês
Você pode usá-los, pois os dois são feitos especialmente para cortar as unhas de uma criança. As tesouras de unha do bebê têm uma ponta arredondada para impedir que você cutuque o bebê acidentalmente. Cortadores de unhas de bebê apresentam uma ponta mais estreita para as unhas minúsculas.
2. Lixador de unhas de bebê
Em recém-nascidos as lixas de unhas também suavizam as arestas após o corte.
3. Lenços e bolas de algodão estéreis
São necessários para emergências, caso você corte a pele do bebê com a tesoura ou a tesoura. Segure o algodão na ferida até o sangue parar.
Como cortar as unhas do Bebê?
Aqui está como você deve cortar as unhas do seu bebê:
1. Descanse o bebê de costas
Em uma superfície macia quase do mesmo nível do peito. Um local ideal seria o canto da cama, enquanto você se senta em um banquinho perto do bebê. Traz convenientemente as mãos do bebê para você, para que você possa segurá-las retas.
Evite berços ou berços onde você precisa esticar para alcançar as mãos do bebê ou terá que puxar as mãos em sua direção. Verifique o tamanho das unhas. Se você acha que eles não são muito longos, o arquivamento pode funcionar. Arquivo ao longo da borda que se estende além da ponta do dedo.
2. Segure a mão suavemente
De forma que as pontas dos dedos do bebê fiquem afastadas de você para que você saiba até que ponto precisa aparar as unhas do bebê.
3. Segure suavemente a ponta do dedo do bebê
entre o dedo indicador e o polegar. Afaste a pele da unha para não cortá-la acidentalmente.
4. Corte ao longo da curva da unha diretamente
Evite tocar no leito ungueal e corte apenas a unha que se estende além da ponta do dedo. Se você estiver usando uma tesoura de unha, certifique-se de que a pele não fique entre as lâminas antes de cortar.
5. Siga as mesmas etapas para o resto das unhas
Tenha muito cuidado com o dedo mindinho, pois a unha é realmente fina.
6. Após o recorte
Use um lixa de unha para suavizar as arestas.
Por fim, use um lenço umedecidos para limpar as pontas dos dedos do bebê para remover qualquer resíduo. Os mesmos passos podem ser seguidos para aparar as unhas dos pés do bebê.