Colocar fralda em um bebê é tão importante quanto a alimentação, mesmo que às vezes no inicio possa ser um grande desafio. Com um bom conhecimento dos princípios básicos de colocação de fraldas, você será capaz de manter seu bebê seco, confortável e pronto para aprender, dormir ou brincar.
Aqui vão algumas dicas na hora de trocar a fralda do seu bebê:
1. Dobre a frente da fralda para recém-nascidos
Para fraldas que não são especificamente para recém-nascidos com um entalhe na frente, dobre a frente da fralda para sentar abaixo do coto umbilical até que ela esteja bem curada.
2. Lave as mãos antes de trocar as fraldas dos bebês
Lave bem as mãos com água e sabão ou use um desinfetante para as mãos antes e depois de trocar o bebê.
3. Dê brinquedos aos bebês para brincar
Os bebês mais velhos podem ficar perversos quando trocam a fralda. É útil dar-lhes um brinquedo para brincar, a fim de distraí-los enquanto estão sendo trocados.
4. Tenha uma fralda de pano à mão
Sempre verifique se você tem um pano à mão para colocar por cima dos meninos. Eles podem urinar e pulverizar enquanto a fralda estiver desligada.
5. Pratique o máximo possível
A troca de fraldas fica mais fácil com a prática para você e seu bebê.
6. Seja paciente
Seu bebê notará se você estiver nervoso e ficará agitado com as trocas de fraldas.
7. Acompanhar quantas fraldas você usa
Nos primeiros meses, é imperativo que você monitore a quantidade de trocas de fraldas, para garantir que seu bebê esteja recebendo alimentos e líquidos suficientes. Observe pelo menos seis fraldas molhadas por dia e 3 a 4 evacuações com bebês mais novos. Bebês mais velhos terão menos evacuações à medida que o sistema digestivo se desenvolve e comem alimentos sólidos. Se eles tiverem menos fraldas molhadas ou sujas, consulte seu pediatra para descartar doenças.