blog-brinquedos-didaticos-6 estratégias que contribuirão para o bom desenvolvimento da criança na escola

Não há como analisar o desempenho do aluno sem levar em consideração que o mesmo é parte de um todo, ou seja, o seu perfil vai além dos portões da escola.

A princípio pode até parecer meio confuso, mas é preciso compreender que a criança é fruto de um histórico social e familiar.

As boas ou más ações são oriundas do reflexo proporcionado principalmente pela família. Neste caso, algumas medidas básicas contribuirão para o bom desempenho do discente em sua trajetória escolar. Entre elas destacam-se:

1. O diálogo permanente por parte dos pais

Demonstrando o interesse pela aquisição do conhecimento durante a permanência do filho no ambiente escolar, e o que é mais importante, ensinando-o a valorizá-la.

2. Sugerir que o filho repasse os conhecimentos adquiridos

Incentivar a criança a repassar os conhecimentos adquiridos para o pai ou a mãe, facilita uma melhor fixação dos conteúdos aprendidos.

3. Acompanhar as tarefas diárias

Introduza a necessidade do cumprimento com as obrigações em tempo hábil, bem como a presença assídua na escola, caso contrário, as faltas comprometerão o rendimento.

4. Estimular o conhecimento que ultrapassa os limites dos conteúdos trazidos pelo livro didático.

Tal medida leva a criança à construção de seu próprio conhecimento, tornando-se um sujeito ativo frente às imposições geradas pela própria sociedade.

5. Avaliar o grau de aprendizado competente para cada faixa etária, baseando-se nos seguintes parâmetros:

  • Aos oito anos ele deve saber ler e escrever com facilidade.
  • Com dez anos deve saber somar, subtrair, multiplicar e dividir.
  • Aos quatorze anos deve resolver uma equação de primeiro grau com duas variáveis (X e Y) e interpretar textos com diferentes opiniões.

6. Incentivar a leitura

Levando-o a ambientes como bibliotecas, mostras culturais, bienais e outros eventos que retratem esta importância.

Certamente estes e outros procedimentos contribuirão para o bom desenvolvimento da criança que futuramente se transformará em um adulto mais seguro de si, conseqüentemente mais apto a enfrentar os obstáculos que porventura a vida lhe proporcionar e mais crítico frente à sociedade a qual se encontra inserido.