Os experimentos científicos são ótimas maneiras de incentivar o aprendizado dos pequenos, além de despertar a curiosidade e o interesse por ciências.
Tudo muito lúdico e divertido! Além, é claro, de proporcionar deliciosos momentos em família e com os amigos. Pensando nisso, nós trouxemos 2 experimentos científicos para fazer com os pequenos em casa, confira:
1. Pé de feijão
Este já é um clássico que muitos de nós, inclusive, já fizemos em nossos tempos de escola! Observar a germinação da vida é um aprendizado importante e pode despertar o interesse e curiosidade pelas plantas!
Você vai precisar de:
- Pote de vidro (assim é possível ver o processo de germinação completo)
- Um grão de feijão
- Algodão
Modo de fazer:
Umedeça o algodão com a água, encha o vidro com o algodão úmido. Encaixe o feijão no algodão na lateral do vidro. Aí é só cuidar da sementinha! Cuidado para não deixar o algodão ficar seco, colocando água aos pouquinhos, uma vez ao dia ou quando necessário. Em cerca de 3 dias, a raiz começa a aparecer no feijão. Quando o feijão crescer mais de 20cm, transfira ele para um pote com terra!
2. Areia movediça
Este é um experimento muito simples, que instiga a curiosidade dos pequenos e proporciona uma experiência sensorial diferente.Quando colocamos os dedos (ou qualquer objeto) devagar no líquido, eles afundam. Mas, se batemos os dedos bem rápido na superfície, ela fica dura, como o chão.
Você vai precisar de:
- Amido de milho
- Água
- Corante (opcional)
- Um recipiente, que pode ser desde um copo até uma bacia
Modo de fazer:
Coloque os ingredientes na proporção de 2 copos de água para 1 de amido de milho. Se preferir, adicione algumas gotas de corante para deixar o líquido colorido, lúdico e divertido!
Gostou? Então compartilha aqui com a gente as experiências que seu pequeno fez em casa!